UCDA na vida diária

Reconheça o seu poder

Entenda o que o poder realmente é e de onde ele vem, superando assim a falta de confiança em si mesmo e o sentimento de ser menos que outros

Algumas pessoas pensam que a vida “acontece” com elas, que não têm poder para mudar seu destino, que Deus ou outros seres invisíveis determinam tudo o que acontece em suas vidas. Já outras pessoas pensam que o poder vem do dinheiro ou de posições de autoridade nas empresas, no governo ou nas forças armadas.

Imaginem o quão depressivo seria e até mesmo injusto se estivéssemos realmente desprovidos de poder, como vítimas de circunstâncias. E quão sem sentido seria nossa vida se alguma autoridade invisível estivesse ditando todos os eventos que ocorrem. Da mesma forma, será possível que sistemas e organizações baseadas no medo e na contínua preocupação com controle possam realmente nos empoderar?

Um Curso de Amor (UCDA) nos recorda que não estamos desprovidos de poder, mas que o verdadeiro poder que possuímos não provém de realizações individuais que obtemos numa luta competitiva contra nossos semelhantes:

Buscar aquilo que perdeste em outras pessoas, lugares e coisas é apenas um sinal de que não compreendes que aquilo que perdeste ainda pertence a ti. Aquilo que perdeste está perdido, mas não se foi. Aquilo que perdeste está oculto de ti, mas não desapareceu nem deixou de existir.

Tua busca pelo que está perdido se torna então tua corrida contra a morte. Buscas aqui, buscas ali, e corres de uma coisa à outra. Cada pessoa participa sozinha nessa corrida, com a única esperança de vitória para si mesma.

A exortação para descansar em paz é para os vivos, não para os mortos. Mas enquanto participas da corrida, não saberás disso.

A competição que leva ao triunfo individual se tornou o ídolo que glorificarias, e não necessitas buscar longe para encontrar a prova de que isso é assim. Essa idolatria te diz que a glória é para poucos e, portanto, tomas teu lugar na linha de partida e contas com a glória.

E, em algum momento, quando tu já não conseguires correr, te curvas diante daqueles que alcançaram a glória. Eles se tornam teus ídolos, e te tornas seu súdito, observando o que fazem com inveja e reverência.

Para eles, fazes teus sacrifícios e prestas homenagens. A eles dizes: “Eu queria ser como vós”. Para eles, buscas uma satisfação indireta, tendo desistido de qualquer esperança de satisfação verdadeira.

Escravos e amos usam uns aos outros, e as mesmas leis prendem a ambos. Quem é o amo e quem é o escravo, quando ambos são mantidos em servidão? A glória que dás a ídolos também é apenas servidão. Sem tua idolatria, sua glória já não existiria e, por isso, eles também vivem com medo, não menos do que aqueles que os idolatram.

Um Curso de Amor

Há um poder inerente ao seu autêntico Ser, disponível a todos em igual medida e sem exceção. Esse é o poder de criação, um poder que nos possibilita criar e re-criar, fazer novas escolhas e originar novas experiências de vida.

Ninguém pode tirar esse poder de nós, mas como tal poder pertence ao Ser em unidade em vez do ser separado, não seremos capazes de exercer esse poder a menos que retornemos nossa consciência para nosso real Ser. UCDA nos diz o seguinte:

Possuem poder aqueles que o reivindicam. Aqueles que proclamam “eu sou”. Pois o poder começa com a rejeição da impotência. A rejeição da impotência não é senão um passo na direção de tua identidade, alcançada pelo despertar do amor pelo Ser.

Deus não abandona povo algum, mas o povo abandona a Deus quando abre mão de seu poder e não reivindica seu direito inato. Teu direito inato é simplesmente o direito de ser quem tu és, e não há nada no mundo que tenha o poder de tirar esse direito de ti. A única maneira que tens de perdê-lo é abrindo mão dele. E isso é o que fazes.

Se um médico talentoso abrisse mão de seu poder de curar, certamente chamarias isso de desperdício, mas abres mão de teu poder de ser quem tu és e pensas que a vida simplesmente é assim. Abres mão de teu poder e então te curvas àqueles a quem cedeste tal poder, pois não há nada que temas mais que o teu próprio poder.

O poder é a expressão de quem tu és. Apenas a falta de expressão leva à impotência. Nenhuma expressão verdadeira é possível até que saibas quem tu és. Saber quem tu és e não expressar quem tu és com todo teu poder é o resultado do medo.

As leis do medo eram leis de luta, limite, perigo e competitividade. As leis do amor são leis de paz, abundância, segurança e cooperação.

Tuas ações e os resultados de tuas ações em um universo de amor serão naturalmente diferentes de tuas ações e dos resultados de tuas ações em um universo de medo.

Reivindicar tua identidade e teu poder de fazer escolhas é um ato que vem de um lugar totalmente diferente de onde as decisões são tomadas. Reivindicar é semelhante à oração e é apenas um pedido, um pedido por tua herança verdadeira.

Um Curso de Amor

O verdadeiro poder é, portanto, um poder que compartilhamos na Unicidade. Não se trata de um poder que nos torna “poderosos” às custas da “impotência” de nossos semelhantes. Não é um poder que nos torna especiais ou superiores aos demais, mas um poder que flui sem esforço quando damos expressão a nosso autêntico Ser.

Não é possível cometer abusos com esse poder, pois não se encontra disponível para o ser egoico. Nos sentimos empoderados e ao mesmo tempo empoderamos a aqueles com quem convivemos.

Reconhecer o seu poder é um ato que acontece no presente, ou seja, não se trata do resultado de algum evento futuro. A aceitação plena de seu Ser no presente desencadeia o poder do agora.

Todo o poder de efetuar mudanças vem da aceitação. Não vem da aceitação de como as coisas são, mas da aceitação de quem tu és no presente. Não vem através da aceitação de como queres ser, mas de como és agora.

Haverá muitas coisas em tua vida que tomarão algum tempo para mudar, mas há muitas outras que podem mudar instantaneamente através dessa aceitação radical.

Quando começares a praticar a aceitação do presente, descobrirás que haverá muito menos coisas de que não gostas, e a resposta àquelas de que ainda não gostas te será mostrada no relacionamento que tens no presente.

Não dediqueis vossos pensamentos aos ideais de ativismo social, às causas, nem a defender um lado contra o outro. Não recorreis a vossos pensamentos, mas a vossos sentimentos, e ide onde quer que eles vos levem. E onde quer que vos levem, lembrai-vos apenas de uma coisa. Lembrai-vos de abraçar vosso poder.

O poder do amor é a causa e o efeito que mudará o mundo ao retornar a ti, e a todos os teus irmãos e irmãs, a quem sois na verdade. Isso não pode ser feito a partir do externo, mas deve ser feito a partir do interno. É a transformação causada internamente que afetará o mundo externo.

O que chamamos de ilusão é esse simples nada da existência sem relacionamento com Deus e, portanto, uma existência sem relacionamento com o poder da criação.

Estás disposto a experimentar o poder de Deus? A deixar que flua através de ti? Reconhece quantos disseram não a esse pedido. Reconhece a importância e o poder de tua disposição para dizer SIM.

Um Curso de Amor

Capa do livro Um Curso de Amor

A fonte do que você busca fora se encontra dentro de você.

CONHECE A TI MESMO e comece a viver a vida que sempre quis.

LEITURAS SUGERIDAS DE UM CURSO DE AMOR:

O Curso, Capítulo 9: O retorno do filho pródigo

O Curso, Capítulo 16: O que escolhes em seu lugar

O Curso, Capítulo 20: Plenitude de coração – O abraço

O Curso, Capítulo 29: Atenção

Os Diálogos, Os Quarenta Dias e Quarenta Noites, Dia 8: Aceita o presente

Os Diálogos, Os Quarenta Dias e Quarenta Noites, Dia 10: Poder

Os Diálogos, Os Quarenta Dias e Quarenta Noites, Dia 34: Dizendo “sim” ao poder

Os Diálogos, Os Quarenta Dias e Quarenta Noites, Dia 36: Quem tu és em unidade e relacionamento