UCDA na vida diária

Mova da incerteza para a confiança na guia interior

Descubra como encontrar a guia interior para viver livre de incertezas

Todos nós já sentimos os efeitos debilitantes de viver em meio a dúvidas e incertezas. A mente fica emaranhada em incessantes pensamentos, ideias, planos, preocupações, frustrações, expectativas e assim por diante.

Será que é realmente possível viver livre de incertezas e saber como responder a cada situação ou evento? De acordo com Um Curso de Amor (UCDA), é assim que viveríamos se conhecêssemos de verdade quem somos:

Pensas que passar pela vida sem saber nada “sem a menor sombra de dúvida”, sem saber nada com certeza, é estar em perfeito juízo, quando o oposto é verdade. Conhecer a verdade é estar em perfeito juízo. Não conhecer a verdade é insano.

Incerteza de qualquer tipo é dúvida sobre teu ser. É por isso que este Curso tem o propósito de estabelecer tua identidade, pois dela virá todo o resto.

A incerteza, assim como todo o resto do sistema de pensamento do ego, era aprendida. Teu verdadeiro Ser não tem nenhuma causa para incerteza. Portanto, também és chamado a esquecer a incerteza do passado.

É importante compreender que viver livre de incertezas implica sustentar a consciência de nosso verdadeiro Ser, que é o Ser que compartilhamos em unidade, ou seja, na consciência universal da Unicidade. Não se trata de se apoiar em gurus ou autoridades externas. UCDA nos esclarece o seguinte:

As leis do amor trazem liberdade espiritual, a liberdade que repousa além da crença, além do pensamento, além da obediência a qualquer autoridade que não seja o próprio coração. E é aos nossos corações que pedimos por orientação, pois é lá que reside aquele que guia verdadeiramente.

Teu ego resistirá fortemente às tuas tentativas de escutar teu coração, e chamará isso de todo tipo de tolice, de perda de um tempo que poderia ser dedicado a coisas melhores. Entretanto, o tempo não é necessário, tampouco o dinheiro ou o uso de qualquer outra coisa que valorizas. E não há nem mesmo a menor possibilidade de que possas parecer tolo em razão daquilo que te é pedido a fazer.

Deste permissão a outros, que acreditas terem mais autoridade que tu, para que te forneçam sua versão da verdade e, para que seja coerente, escolhes acreditar na versão da verdade mais predominante na sociedade em que vives. Desse modo, a verdade é diferente em cada lugar e até parece estar em conflito.

Consideremos primeiramente os papeis do professor e do aprendiz. Acima de tudo, um professor é qualquer coisa que te ajude a lembrar. Portanto, não olhes para a forma em que um professor chega. Pode-se dizer, verdadeiramente, que tudo na vida é teu professor. Não existe nenhum aspecto dela que não tenha sido concebido para ajudar a lembrar-te de quem tu és.

Se aceitasses tua verdadeira identidade plenamente, já não procurarias a orientação fora de ti, pois reconhecerias que teu Ser é tudo o que existe. Teu Ser não é a pessoa que tens sido desde o nascimento. Teu corpo não contém a ti. Tu és tudo e todos. Tudo o que vês és tu.

Um Curso de Amor

Dê expressão a seus talentos únicos: expanda sua consciência do ser pessoal para o verdadeiro Ser

As expressões de amor são tão inumeráveis quanto as estrelas no universo, tão abundantes quanto a beleza, tão multifacetadas quanto as pedras preciosas da terra. Digo mais uma vez que igualdade não significa mediocridade nem uniformidade. Tu és uma expressão única do mesmo amor que existe em toda a criação. Portanto, tua expressão de amor é tão única quanto teu Ser.

Deves substituir tua disposição a acreditar em tua insuficiência e tua pequenez pela tua disposição a acreditar em tua capacidade e grandeza.

Mesmo quando pensas em expandir tua visão, consideras essa expansão irrealista. Não podes fazer tudo. Não podes produzir a paz mundial. Mal consegues manter tuas preocupações pessoais em ordem. Teu coração tem um alcance diferente, uma perspectiva diferente. É a perspectiva que se tem de dentro do abraço, do ponto de vista do amor. O abraço é a consciência Crística.

Descobrirás que cumpres um grande propósito, e que tens um maravilhoso papel a desempenhar em um grande plano. Não te sentirás traído por perder teu ser separado. Tu te sentirás livre.

Um Curso de Amor

Descubra o seu chamado: seu serviço é sua felicidade

Tuas dádivas, teus talentos, tua singularidade, são teu serviço. Não existe nenhum “outro” que possa seguir o chamado destinado a ti. Ninguém que possa dar a resposta que deves dar.

Não penses que apenas aqueles que são mais ousados que tu, que falam com mais eloquência ou que são exemplos melhores de uma vida bondosa e santificada, serão os que guiarão o caminho para que outros os sigam. Não te entregues à ideia de que alguém especial é necessário, nem atribuas a ninguém um papel que não reivindicarias para ti mesmo. Não são necessários líderes nem seguidores.

Falemos por um momento do conceito de orientação. Quando buscavas orientação, buscavas porque não sabias. Buscavas externamente porque não conhecias uma fonte de orientação interna.

Tens sido orientado por professores, mentores e líderes de todos os tipos, através de palavras faladas ou escritas, através de diálogo, através de exemplos. Se soubesses, não terias buscado orientação. Por isso, é provável que tua ideia de orientação gire em torno desse conceito do desconhecido.

Agora, falemos por um momento do Ser como guia. Isso simplesmente significa que recorres ao Ser como a fonte de chegar a conhecer o desconhecido. Um guia mostra o caminho, cria movimento, dá a direção. O Ser também pode fazer essas coisas, se lhe for permitido. O Ser irá guiar-te se o permitires. Tu podes confiar em teu Ser. Confiarás nele?

Podes considerar tua auto-orientação como uma bússola interna. Não necessariamente saberá a resposta no momento em que cada resposta é buscada, mas, se a bússola interna recebe atenção, te mostrará o caminho para o conhecimento.

Um Curso de Amor

Capa do livro Um Curso de Amor

A fonte do que você busca fora se encontra dentro de você.

CONHECE A TI MESMO e comece a viver a vida que sempre quis.

LEITURAS SUGERIDAS DE UM CURSO DE AMOR:

O Curso: Introdução

O Curso, Capítulo 7: Guardar para si

O Curso, Capítulo 12: A origem da separação

O Curso, Capítulo 13: Observação e experiência

O Curso, Capítulo 20: Plenitude de coração – O abraço

O Curso, Capítulo 29: Atenção

O Curso, Capítulo 32: O Amor retornou ao Amor

Os Tratados, Terceiro Tratado, Capítulo 10: Um exercício para esquecer

Os Tratados, Terceiro Tratado, Capítulo 21: A identidade do verdadeiro Ser

Os Diálogos, Capítulo 1: Aceitação do estado de graça do Filho de Deus recém identificado

Os Diálogos, Capítulo 12: O corpo e os teus pensamentos

Os Diálogos, Os Quarenta Dias e Quarenta Noites, Dia 16: O paraíso reencontrado

Os Diálogos, Os Quarenta Dias e Quarenta Noites, Dia 26: Auto-orientação